Condições Químicas Nutricionais de Fertilidade do Solo

A fertilidade do solo é a capacidade que o mesmo tem em fornecer elementos essenciais às plantas em quantidades e proporções adequadas para o seu desenvolvimento e produtividade. A fertilidade interfere na produtividade agrícola já que determina o rendimento da cultura, mostrando a necessidade ou não de adicionar elementos/produtos químicos no solo. Assim, um solo fértil é aquele que contém, em quantidades suficientes e balanceadas, todos os nutrientes essenciais em forma aproveitável.

No caso de restauração de ambientes savânicos e campestres onde não se procura desenvolver atividades produtivas, o solo deveria ser o mais similar possível das condições naturais originais, ou seja, de baixa fertilidade natural.

Matéria Orgânica

Matéria orgânica é um conjunto de compostos/moléculas orgânicas resultantes da decomposição de resíduos vegetais (cascas de árvores, galhos, folhas, frutos, sementes, microrganismos) e animais. Sua presença contribuiu para a manutenção de organismos no solo, os quais, por sua vez, desempenham importante papel na sua decomposição e ciclagem de nutrientes. O aumento da matéria orgânica eleva a concentração e a retenção de nitrogênio no solo e de outros elementos aumentando sua fertilidade e a produtividade vegetal. Ainda, contribui para uma melhor aeração e estabilização de sua temperatura. Solos com elevado teor de matéria orgânica apresentam geralmente coloração escura.

Nesta figura podemos observar uma porção de solo rica em matéria orgânica (direita) e outra pobre (esquerda). Um solo rico em matéria orgânica apresenta coloração escura. Fonte: PLANTANDO VIDA, 2017.

Afloramento de Calcário

Afloramento é uma exposição natural em superfície, de rocha ou mineral, sendo possível a observação humana.

O calcário é uma rocha sedimentar extraída de jazidas composta por carbonato de cálcio e magnésio. O seu uso na agricultura é feito para reduzir a acidez do solo para uso agrícola. A prática de aplicação de calcário no solo recebe o nome de calagem. A redução/neutralização da acidez do solo elimina os efeitos tóxicos do alumínio e do manganês, elevando a disponibilidade de nutrientes para as plantas. Além disso, a calagem fornece os macronutrientes cálcio e magnésio.

Referências

INDUCAL. Calcário. Disponível em: <http://www.inducal.com.br/produtos/calcario>. Acesso em: 06 out. 2017.

MENDES, A. M. S. Introdução à fertilidade do solo. Aula ministrada no Curso de Manejo e Conservação do Solo e da Água, UFBA, 2007.

PLANTANDO VIDA. A importância da matéria orgânica no solo. Disponível em: <https://plantandovida.wordpress.com/2014/10/28/a-importancia-da-materia-organica-no-solo/>. Acesso em: 06 out. 2017.

RONQUIM, C. C. Conceitos de fertilidade do solo e manejo adequado para as regiões tropicais. Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2010. (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 8).