Cerrado - Campo Limpo

Nesta fitofisionomia a presença de arbustos e subarbustos é insignificante, cobrindo menos de 10% do terreno, e ausência total de arvores, sendo sua vegetação predominantemente herbacea. Sendo possivelmente encontrado em diversas posições topográficas, com diferentes variações no grau de umidade, profundidade e fertilidade do solo. Entretanto, esse tipo de fitofisionomia é encontrado com mais frequência junto às encostas, olhos d'água em chapadas e circundando as Veredas. Assim como no Campo sujo; no Campo Limpo também ocorrem três subtipos, determinados pelas características da umidade do solo e topografia, sendo classificados em:

Onde cada qual possui sua fitofisionomia especifica.

Vista geral da formação Campo Limpo úmido em primeiro plano com a Mata de Galeria ao fundo Foto: José Felipe Ribeiro. Fonte: AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO EMBRAPA, 2017.
Diagrama do perfil (1) e da cobertura arbórea (2) de um Campo Limpo representado em uma faixa de 40 m de comprimento e 10 m de largura, onde a porção (a) mostra a vegetação em local mais seco, (b) em local mais úmido e © em local mal drenado com murundus. Ilustração: Wellington Cavalcanti. Fonte: AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO EMBRAPA, 2017.

Referência

AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO EMBRAPA: Bioma Cerrado: campo limpo. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_37_911200585233.html>. Acesso em: 25 set. 2017.