Cerrado - Palmeiral

Nesta formação savânica, ocorre o predomínio da presença de uma determinada espécie de palmeira arbórea, sendo que são raras ou ausentes as dicotiledôneas (plantas que ao germinar têm duas pequenas folhas, como por exemplo, o feijão). É comum o trecho de vegetação ser designado pelo nome da espécie de palmeira mais frequente. Normalmente, os Palmeirais do Cerrado se encontram sobre solos bem drenados, embora possam ser encontrados em terrenos mal drenados e podendo haver a formação de matas de galeria acompanhado às linhas de drenagem.

Diagrama de perfil (1) e cobertura arbórea (2) de três palmeirais representando faixas com cerca de 26 m de comprimento por 10m de largura cada. O trecho do lado esquerdo (A) mostra um Palmeiral onde predomina a gueroba (ou guariroba), o trecho central (B) onde predomina o babaçu e o trecho da direita (C) onde predomina o buriti. (Ilustração: Wellington Cavalcanti. Fonte: AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO EMBRAPA, 2017.)

Referência

AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO EMBRAPA: Bioma Cerrado: palmeiral. Disponível em:<http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_51_911200585234.html>. Acesso em: 25 set. 2017.