Vegetação arbóreo-arbustiva perenifólia densa, baixa, pobre em espécies, que ocorre nos estuários dos rios, em solos com muito limo onde crescem espécies adaptadas à condição de salinidade das águas. Essa formação ocorre em toda região litorânea tropical ao longo dos estuários, em função da água salobra produzida pelo encontro da água doce dos rios com a água do mar. Possui vegetação característica, com adaptações para sobrevivência nesse tipo de ambiente. Apresenta apenas sete espécies de árvores, porem abriga uma grande diversidade de microalgas. O solo do manguezal é pobre em oxigênio e rico em matéria orgânica, incompletamente decomposta. Este tipo de solo também é composto por areia fina, silte e argila trazidos pelas enxurradas e por meio de suspenção coloidal nas águas dos rios.
Entre as 7 espécies presentes dess espécies arbóreas Rhizophora mangle, (mangue-vermelho) Avicennia schaueriana (mangue-preto ou siriúba) e Laguncularia racemosa (mangue-branco), são comuns na maioria dos manguezais. Os manguezais encontram-se distribuídos em diferentes localidades da região litorânea tropical, apresentando semelhanças com relação às espécies que os compõe, mas diferindo quanto à estrutura e o estado de conservação segundo a área que ocupam.
SPVS. Cooperguará Ecotur incentiva geração de renda local e contribui com conservação da Mata Atlântica. Disponível em: <http://www.spvs.org.br/cooperguara-ecotur-incentiva-geracao-de-renda-local-e-contribui-com-conservacao-da-mata-atlantica/>. Acesso em: 22 out. 2017.