Plantas exóticas invasoras competem por água, luz e nutrientes com as espécies nativas. Seu controle pode ser feito por roçagem, uso de plantas de cobertura e produtos específicos. Essas plantas geralmente são gramíneas africanas, mas também podem ser plantas subarbustivas, arbustivas ou até mesmo arbóreas. Plantas exóticas invasoras possuem certas características que facilitam sua rápida disseminação e crescimento, suprimindo as espécies nativas, tais como:
Plantas invasoras estão associadas a uma série de prejuízos, incluindo a perda de produtividade agrícola e a redução na qualidade dos produtos. Em áreas de restauração, elas podem inviabilizar a recuperação da vegetação nativa ao competir por recursos essenciais.
Algumas medidas preventivas para conter a introdução e a disseminação de plantas daninhas nas áreas em recomposição incluem:
O controle de plantas invasoras é essencial para o sucesso de projetos de recomposição. As técnicas variam conforme os recursos disponíveis e a estratégia adotada para a recuperação da área: