Sucessão Ecológica e Regeneração Natural

A sucessão ecológica é o nome dado a sequencia das diversas fases do desenvolvimento de uma comunidade (ex: floresta), desde a colonização inicial do ambiente por sementes e rebrotas até a vegetação em seu estado clímax, por meio de mudanças relativamente ordenadas e graduais.

A recomposição de um determinado ambiente pode acontecer sem intervenção humana quando a acontece a regeneração natural. Ela é resultado da presença de um banco de sementes no solo, favorecendo o surgimento de novas plântulas, bem como a (re)brotação de indivíduos danificados por efeitos de corte, danos pelo pastoreio, fogo ou ataque de formigas. O potencial de regeneração da área depende de condições favoráveis, tais como a proximidade da área a fragmentos florestais, os quais podem ser fontes de propágulos. Além disso, outros fatores podem contribuir, tais como:

Sucessão secundária. Fonte: ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA, 2017.

Referências

ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA. Secondary succession. Disponível em: <https://www.britannica.com/science/secondary-succession>. Acesso em: 07 out. 2017.

KAGEYAMA, P. Y.; CASTRO, C. F. de A. Sucessão secundária, estrutura genética e plantações de espécies arbóreas nativas. IPEF, n. 41/42, p. 83-93, jan./dez. 1989.