Profundidade do solo

A profundidade do solo reflete o quanto as raízes podem penetrar livremente em busca de água e de nutrientes necessários para o desenvolvimentos da planta.

Solo Profundo: Os produtos de desgastes da rocha (tais como vento, água) vão se acumulando sobre ela e formando assim os horizontes. Solos mais antigos são solos mais profundos, portanto mais intemperizados, mais desenvolvidos e bem estruturados.

Solo Raso com cascalho: A profundidade do solo raso (jovem) sobre cascalho, é a presença de cascalhos na superfície do solo em que reduz a porosidade, a capacidade de armazenamento de água, e inviabiliza o preparo do solo quando em grande quantidade.

Solo Raso sobre rocha: Já a profundidade do solo raso sobre rocha significa que não houve a formação das camadas que vão surgindo durante a evolução no solo, sendo visível o aparecimento da rocha na superfície, ou seja, o solo se assenta diretamente na rocha-mãe. As raízes vegetais podem desagregar a rocha ao penetrar nos vazios existentes na superfície, expondo a mesma ao ar e a água.

Referências

MIOTTI, A.; COSTA, M. C. G.; FERREIRA, T. O.; ROMERO< R. E. Profundidade e atributos físicos do solo e seus impactos nas raízes de bananeiras. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 35, n. 2, p. 536-545, Junho 2013.

PRADO, H. do. Pedologia fácil: curiosidades. Disponível em: <http://www.pedologiafacil.com.br/curiosidade.php>. Acesso em: 04 out. 2017.

IBGE. Manual técnico de pedologia. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2007. 316 p.