User Tools

Site Tools


webambiente:reg-assistida

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revision Previous revision
Next revision
Previous revision
webambiente:reg-assistida [2025/07/18 19:44]
marcelo
webambiente:reg-assistida [2026/01/06 19:55] (current)
marcelo
Line 3: Line 3:
 ==== Situação inicial ==== ==== Situação inicial ====
  
 +{{:webambiente:ra-1.jpg?nolink&600|}}
  
 A Regeneração Assistida é ideal para áreas com médio nível de degradação e médio potencial de regeneração. Esse método é indicado para áreas com média riqueza de espécies nativas, média cobertura de vegetação nativa, média cobertura de vegetação exótica invasora e médio solo exposto. Tem como objetivo auxiliar e promover a regeneração natural. A Regeneração Assistida é ideal para áreas com médio nível de degradação e médio potencial de regeneração. Esse método é indicado para áreas com média riqueza de espécies nativas, média cobertura de vegetação nativa, média cobertura de vegetação exótica invasora e médio solo exposto. Tem como objetivo auxiliar e promover a regeneração natural.
Line 9: Line 10:
 ==== Implantação ==== ==== Implantação ====
  
 +{{:webambiente:ra-2.jpg?nolink&600|}}
 +
 +Áreas com médio potencial de regeneração necessitam de plantios parciais para aumentar o número de espécies nativas, preencher os espaços com solo exposto e controle mais intensivo de plantas invasoras e outros fatores de degradação.
 +
 +Esses plantios parciais podem ser feitos por //Enriquecimento// ou //Adensamento//. Se o local tiver baixa diversidade de nativas (número de espécies), sugere-se **enriquecer** com espécies mais longevas. Se o local tiver falhas de regeneração ou baixa cobertura de nativas, sugere-se **adensar** com espécies de rápido crescimento para suprimir espécies indesejáveis. No entanto, para situações gerais, é importante considerar o plantio de espécies de diferentes grupos ecológicos, com diferentes formas de vida, velocidades de crescimento e longevidades para garantir a regeneração ao longo do tempo.
  
-Áreas com médio potencial de regeneração necessitam de plantios parciais para aumentar o número de espécies nativas, preencher os espaços com solo exposto e controle mais intensivo de plantas invasoras e outros fatores de degradação. É importante considerar o plantio de espécies de diferentes grupos ecológicos, com diferentes formas de vida, velocidades de crescimento e longevidades para garantir a regeneração ao longo do tempo. 
  
 As seguintes técnicas podem ser implementadas, isoladas ou conjuntamente, para permitir que a vegetação se recupere ao longo do tempo nessas áreas: As seguintes técnicas podem ser implementadas, isoladas ou conjuntamente, para permitir que a vegetação se recupere ao longo do tempo nessas áreas:
Line 33: Line 38:
 ==== Resultados esperados após 2-3 anos ==== ==== Resultados esperados após 2-3 anos ====
  
 +{{:webambiente:ra-3.jpg?nolink&600|}}
  
 Observa-se que arbustos e gramíneas nativas tendem a recobrir o solo rapidamente, acompanhados pela atração de animais polinizadores e dispersores. Há muitas plantas rebrotando, arbustos e árvores de diferentes alturas. O controle de gramíneas exóticas pode não ser mais necessário. Os processos erosivos estão controlados, consolidando o processo de recuperação. Observa-se que arbustos e gramíneas nativas tendem a recobrir o solo rapidamente, acompanhados pela atração de animais polinizadores e dispersores. Há muitas plantas rebrotando, arbustos e árvores de diferentes alturas. O controle de gramíneas exóticas pode não ser mais necessário. Os processos erosivos estão controlados, consolidando o processo de recuperação.
Line 39: Line 45:
 ==== Resultados esperados após 10 anos ==== ==== Resultados esperados após 10 anos ====
  
 +{{:webambiente:ra-4.jpg?nolink&600|}}
  
 Não se verifica mais processos erosivos. A vegetação nativa predomina sobre as gramíneas exóticas invasoras. Não há mais necessidade de manejo para que a vegetação nativa siga a trajetória da sucessão. Há presença de espécies nativas da fauna e da flora de diversos grupos ecológicos. Não se verifica mais processos erosivos. A vegetação nativa predomina sobre as gramíneas exóticas invasoras. Não há mais necessidade de manejo para que a vegetação nativa siga a trajetória da sucessão. Há presença de espécies nativas da fauna e da flora de diversos grupos ecológicos.
  
webambiente/reg-assistida.1752867892.txt.gz · Last modified: 2025/07/18 19:44 by marcelo