User Tools

Site Tools


webambiente:ff_cerrado_campo_sujo

Cerrado - Campo Sujo

É uma fisionomia arbustivo-herbácea, com arbustos e subarbustos espaçados entre si. Essa vegetação pode ser encontrada em solos rasos (ocasionalmente com afloramentos rochosos) ou em solos profundos e com baixa fertilidade. De acordo com as características topográficas e de solo, o Campo Limpo pode ser classificado em:

  • Campo Sujo Seco, quando o lençol freático é profundo;
  • Campo Sujo Úmido, quando o lençol freático é alto, ou ainda o;
  • Campo Sujo com Murundus, que ocorrem em pequenas elevações do relevo (microrrelevos).

Essas características interferem na composição da vegetação nos três subtipos de Campo Sujo, pois no Campo Sujo Seco o solo é bem drenado e no Campo Sujo Úmido e Campo Sujo com Murundus o solo é mal drenado.

Vegetação campestre do Campo Sujo destacada ao fundo (segundo plano). Foto:José Felipe Ribeiro. Fonte: AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO EMBRAPA, 2017.
Diagrama de perfil (1) e cobertura arbórea (2) de um Campo Sujo representando uma faixa de 40 m de comprimento por 10 m de largura, onde a porção (a) mostra a vegetação em local seco, (b) em local úmido e © em local mal drenado com murundus. (Ilustração: Wellington Cavalcanti. Fonte: AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO EMBRAPA, 2017.)

Referência

AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO EMBRAPA: Bioma Cerrado: campo sujo. Disponível em:<http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_49_911200585233.html>. Acesso em: 25 set. 2017.

webambiente/ff_cerrado_campo_sujo.txt · Last modified: 2022/04/01 18:15 (external edit)