This is an old revision of the document!
A Regeneração Natural é ideal para áreas com alta resiliência da vegetação nativa, baixo nível de degradação e alto potencial de regeneração. Esse método é indicado para áreas com alta riqueza de espécies nativas, alta cobertura de vegetação nativa, baixa cobertura de vegetação exótica invasora e pouco solo exposto.
Como o potencial de regeneração natural é alto, as intervenções se concentram em mitigar os fatores que prejudicam a regeneração, sem a necessidade de realizar plantios adicionais.
As seguintes técnicas podem ser implementadas, isoladas ou conjuntamente, para permitir que a vegetação se recupere ao longo do tempo nessas áreas:
As condições locais favorecem o aumento da densidade e o crescimento de regenerantes (rebrotas e plântulas). Agentes dispersores trazem sementes dos fragmentos nativos nas proximidades e a vegetação competidora tende a diminuir a infestação.
A vegetação não apresenta mais a presença infestante de gramíneas exóticas invasoras. Não necessita mais de manejo para seguir a trajetória da sucessão. Há presença de espécies nativas de diversos grupos ecológicos.