User Tools

Site Tools


webambiente:roteiroprada7

Espécies utilizadas nos plantios

Neste item, devem ser indicadas as espécies que serão utilizadas na recomposição, quando o método escolhido envolver o plantio de mudas ou a semeadura direta. Essas indicações deverão levar em conta as recomendações contidas nos PRA de cada estado quanto ao número de espécies nativas e exóticas, suas proporções e suas características ecológicas. A partir do objetivo do plantio e das características ecológicas de cada espécie selecionada, serão definidas as quantidades e as proporções entre elas. Para auxiliar na elaboração do croqui, além das espécies sugere-se indicar também a forma de propagação a ser adotada no plantio, a quantidade de sementes ou de mudas necessárias e a estratégia ecológica de ocupação das espécies no ambiente.

O Simulador de Recomposição Ambiental do WebAmbiente oferece sugestões de espécies nativas a serem consideradas no projeto, a partir das informações fornecidas pelo usuário quanto ao bioma, fitofisionomia da vegetação de referência a ser recomposta e às condições do solo atuais da área. A lista de espécies fornecida pelo sistema inclui, além dos nomes científicos, famílias botânicas e nomes populares, outras características, como hábito (se herbácea, arbustiva, arbórea) e estratégia de ocupação (se de recobrimento ou diversidade). O uso adicional de espécies exóticas também poderá ser considerado, levando em consideração as possibilidades previstas na Lei 12.651/2012 em APP, RL e AUR e à sua exploração econômica, se for o caso.

A escolha das espécies é importante para ajudar a definir o tipo e forma de plantio, pois cada uma apresenta características reprodutivas e de crescimento próprias, o que irá influenciar o sucesso da recomposição. Para cada bioma existem espécies que, além de facilitar a sucessão ecológica e a diversidade do ambiente, vão proporcionar retorno econômico. Cada bioma tem as suas espécies “carro-chefe” e, no caso do bioma Cerrado, algumas espécies com potencial econômico frutífero (Kuhlmann, 2020), que podem ser consideradas em praticamente todos os plantios são, por exemplo:

Para formações florestais: Macaúba (Acrocomia aculeata), Jenipapo (Genipa americana), Jatobá (Hymenaea courbaril), Baru (Dipteryx alata), Babaçu (Attalea speciosa), Butiti (Mauritia flexuosa), Gueroba (Syagrus oleracea), Pitomba (Talisia esculenta), Maracujá-pérola-do-cerrado (Passiflora setacea).

Para formações savânicas: Pequi (Caryocar brasiliense), Pimenta-de-macaco (Xylopia aromatica), Pimenta-rosa (Schinus terebinthifolia), Cajuzinho (Anacardium humile), Araticum (Annona coriacea), Cagaita (Eugenia dysenterica), Mangaba (Hancornia speciosa), Gabiroba (Campomanesia adamantium).

webambiente/roteiroprada7.txt · Last modified: 2022/04/01 18:15 (external edit)