As sementes de espécies nativas com bom potencial de germinação podem ser plantadas em grande quantidade para garantir o estabelecimento. A operação a lanço permite que a área toda seja alcançada no plantio, que pode ser manual, mecanizado ou por ambas. Em alguns caso até mesmo drones, helicópteros ou aviões já foram usados nesta estratégia.
Nesta estratégia podem ser semeadas apenas espécies pioneiras de recobrimento, em alta diversidade, ou em conjunto com espécies secundárias ou mesmo as climax (espécies de diversidade), dependendo da resiliência da área. Locais distantes de fontes de sementes devem receber maior diversidade de espécies. Método particularmente importante para os estratos herbáceo e arbustivo.
Em alguns casos como na técnica da muvuca, após o lanço das sementes é feito uma incorporação leve no solo utilizando-se grade niveladora ou plantadeiras com rolos compactadores acoplados. Contudo, geralmente as sementes somente são distribuídas sobre a superfície. A técnica não é indicada para locais com pouca umidade do solo, pois esse fator pode diminuir a germinação das sementes, principalmente das espécies com sementes recalcitrantes, ou seja, aquelas que perdem a viabilidade rapidamente.
IPT. Reflorestamento por semeadura aérea na Serra do Mar. Disponível em: <http://www.ipt.br/cases/4.htm>. Acesso em: 08 out. 2017.