O tipo de textura do solo indica a proporção quantitativa de argila, silte ou areia na sua composição. Esta proporção depende do tipo de rocha e do intemperismo que ela sofreu, ou seja, do conjunto de processos mecânicos, químicos e/ou biológicos que determinaram a decomposição ou desintegração desta rocha.
- O solo arenoso tem boa porosidade e é permeável. Sua alta porosidade pode representar dificuldades para o crescimento das plantas, já que a água percola (atravessa) rapidamente para as camadas mais profundas, deixando seca as camadas mais superficiais. Nestes solos a proporçao de argila é muito baixa chegando no máximo a 15%.
- O solo argiloso armazena mais água, portanto é menos permeável. Além disso, apresenta grande quantidade de óxidos de alumínio e de ferro. Como exemplos, podem ser citadas a terra roxa (boa para a agricultura) e o massapé (encontrado no Nordeste). Os solos com textura média indicam a posição intermediaria entre o arenoso e o argiloso. A porcentagem de argila nestas condições está entre 15 e 35 %.
- O solo siltoso tem partículas pequenas e leves e são vulneráveis a processos erosivos (desgaste ou arraste da terra por ação da água, do vento, ou outros agentes), sendo assim não utilizado na agricultura.
A textura do Solo depende de análise granulométrica, ou seja, da avaliação das proporções entre as partículas de areia, silte e argila. Entretanto, muitas vezes esse procedimento é custoso e demorado. Assim em linha gerais, uma analise rápida e simples no campo pode ser feita manualmente se considerarmos:
solo arenoso como não pegajoso, áspero, não plástico.
solo siltoso como : não pegajoso, sensação de sedosidade, plástico.
solo argiloso como : pegajoso, sensação de sedosidade, plástico.
O solo de textura média estaria então como não pegajoso, pouco áspero e um pouco plástico e maleável.
O vídeo a seguir traz uma aula sobre a textura do solo produzida por Amanda Nunes e Ana Paula do Curso de Agronomia de Arapiraca para a disciplina de Hidrologia.
https://www.youtube.com/watch?v=Z6G1h2HogWY
O Solo na Escola: textura do solo é apresentado pelo Prof. Marcelo Ricardo de Lima e Raphael Pereira da UFPR.
https://www.youtube.com/watch?v=w_PHm7vpU4U
As técnicas para análise de solo e o teste de pH e granulometria é apresentado pelo Somos Verdes.
AGEITEC. Solo. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/arroz/arvore/CONT000fesi63xh02wx5eo0y53mhyx67oxh3.html>. Acesso em: 03 out. 2017.
EMBRAPA SOLO. Solos do Brasil. Disponível em: <https://www.embrapa.br/solos/sibcs/solos-do-brasil>. Acesso em: 03 out. 2017.
PRADO, H. do Pedologia fácil: textura do solo. Disponível em: <http://www.pedologiafacil.com.br/textura.php#>. Acesso em: 03 out. 2017.